quinta-feira, 7 de maio de 2009

Telecomunicações

Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.Comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e no tempo chamado fonte é transferida a outro ponto no espaço e no tempo chamado destino.Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é directa e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação directa se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicações - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e destino se comunicarem a distância.Sabe-se que hoje em dia existem inúmeros tipos e formas de comunicar-mos, como por exemplo através:do Telefonedo Telemóvelda Televisãoda Internetda Rádiodo Cabeamento Estruturadodos Edifícios Inteligentesdos Semáforos

Link:
http://novastec.pt.vu/

Quadros interactivos

Um Quadro Interactivo é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interactivos permitem também a interacção com um imagem de computador projectada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula.
Os quadros electrónicos são usados para capturar apontamentos escritos na superfície do quadro, utilizando canetas próprias para tal que utilizam tinta electrónica, e/ou para controlar (seleccionar e arrastar) ou marcar notas ou apontamentos numa imagem gerada por computador e projectada no quadro vinda de um projector digital.
Os quadros interactivos estão claramente a substituir os quadros negros e os quadros de tinta. Funcionam como um ecrã de computador gigante, ao projectar-se a imagem do computador para o quadro por um projector externo. O computador pode inclusive ser controlado pelo quadro interactivo dado que existem sensores no quadro que, quando activados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para lá. Existem três tipos diferentes de quadros interactivos com diferentes formas de controlar o computador através deles: os electromagnéticos, os sensíveis ao toque e os infravermelhos.

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Interactivo#Promethean_ACTIVboard
http://blog.uncovering.org/archives/2007/03/tecnologias_do.html

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tecnologia ajuda cegos a voltar a ver

Investigadores alemães anunciaram que obtiveram sucesso num projecto com 12 anos para desenvolver um implante sem fios capaz de devolver a visão às pessoas cegas. O feito foi possível porque os cientistas descobriram que certas doenças da retina, apesar de destruírem as células sensíveis à luz, não afectam a ligação das células nervosas ao cérebro. O implante visual protético que desenvolveram estimula as células nervosas no interior do olho segundo padrões detectados nas imagens e acciona as células intactas através de eléctrodos de estimulação tridimensional que são encostados à retina como pequenos pinos. O sistema inclui também um transmissor externo colocado na armação de uns óculos que envia dados e energia para o implante através de uma ligação telemétrica. «Para as pessoas que vêem normalmente isto pode não parecer muito, mas para os cegos é um enorme passo», afirmou Hoc Khiem Trieu, um dos investigadores. O projecto já decorre há 12 anos e foi financiado pelo ministério da Educação e Investigação da Alemanha.
Link de onde foi retirado e para mais informações:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/9299
Apresentamos agora no nosso blog um site onde se demostra como serão as nossas escolas do futuro..
tem varios espaços onde podes carregar e ver como será a escola, como serão dadas as aulas pelo professor e ainda com topicos sobre os alunos e aulas visuais.. entra neste saite e diverte-te a ver as novas escolas do futuro!

http://veja.abril.com.br/infograficos/escola-futuro/index.html

Carros do futuro viajarão em pistas magnéticas

A depender da visão futurística de estudantes europeus, os fabricantes de motores e pneus podem começar a se preocupar. Em um evento realizado na Universidade de Delft, Holanda, os melhores projetos de veículos do futuro são impulsionados por magnetos de indução elétrica.
O projeto vencedor, de autoria de Maurits Kroese, exigirá uma via especial, uma pista magnética, onde um veículo com baixíssima resistência aerodinâmica "voará" sem queimar petróleo e sem emitir poluentes.
E voar não é exatamente um eufemismo. Sem atrito com o solo, o veículo batizado de IMP ("Induction Magnet Propelled vehicle"), teoricamente poderá viajar a 600 Km/h, com baixo nível de ruído e consumindo uma quantidade de energia ínfima.

Cápsulas
O projeto que tirou o segundo lugar também utiliza magnetos, mas com uma solução que o coloca mais próximo de uma realização prática - ainda que permaneça a algumas décadas de uma implantação efetiva.

Os veículos normais, já existentes, entram em uma espécie de cápsula, batizada de Projétil, que, com a ajuda dos magnetos, viaja a 500 Km/h em um sistema de túneis.
Por se parecer com um metrô do futuro, seus autores, Stefan Kaag e Maurice Boon, batizaram o projeto de Bulletway - "bullet" significa projétil ou cápsula e o termo "way" é herdado de "subway", o termo em inglês para metrô.