sábado, 2 de maio de 2009

Vantagens tecnológicas - Idosos navegam cada vez mais na internet

A terceira idade foi o grupo etário com maior crescimento na utilização da internet em 2008. Tema está a ser debatido, em Madrid, no Congresso Internacional da Web.
A terceira idade, com destaque para as pessoas com 70 anos ou mais, é o grupo etário com maior crescimento na utilização da internet. Quem o diz são especialistas presentes no 18.º Congresso Internacional da World Wide Web, certame que se propõe a discutir questões técnicas e cenários de futuro.
Segundo estudos norte-americanos, quase metade dos idosos entre os 70 e os 75 anos usaram a internet de forma regular no último ano, cerca do dobro do valor registado em 2007. Os especialistas defendem, contudo, que há uma diferença entre o interesse dos cidadãos séniores pela internet e a atenção que lhes é dada no contexto da utilização de novas tecnologias.
A investigadora da UA argumenta também que é preciso ter em conta os conteúdos para ajudar os idosos a quebrar a solidão. As pessoas precisam de ter alguém e a tecnologia pode ajudar neste sector.
Idosos utilizam internet "para contactar amigos e familiares"
Em Portugal, começam a surgir gradualmente algumas iniciativas que procuram fazer a ponte entre a terceira idade e as novas tecnologias.
A utilização que os idosos fazem é, sobretudo, para contactar amigos e familiares e muitas vezes são os filhos a motivar os pais para se manterem actualizados.
Um site dirigido ao público sénior, blogues, um canal de televisão online e um serviço de podcasting são alguns dos projectos desenvolvidos pela USC na área das novas tecnologias concebidas para a terceira idade.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Problemas da utilização das novas tecnologias

Procurar novos amigos na Internet pode acabar mal

Foi detectada uma nova tentativa de fraude que tira partido da vontade de fazer novas amigas, ou amores, na Internet.
O aviso vem dos PandaLabs que detectaram um esquema a correr por email, onde uma suposta mulher se dirige a um destinatário masculino alegando que viu o seu perfil numa rede social e dizendo que quer fazer amizade.
A “tentadora” mora sempre num país de leste e no decorrer dos contactos decide abandonar o país e vir morar para o país do novo amigo.
Outra constante neste tipo de tentativa de fraude são os problemas de última hora com o Visa e a solicitação de uma ajuda monetária para poder resolver o problema e sair do país de origem. O pedido envolve valores nunca superiores a 500 euros.
Se o destinatário da mensagem ceder ao pedido está a ser vítima a burla.
Durante os contactos o destinatário vai recebendo fotografias da mulher que procuram cativar o seu interesse.

robot sony

Robot dance

Toyota Violin-playing Robot

robot toyota

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Novas tecnologias ajudam a preservar tartarugas




Em Sergipe, novas tecnologias ajudam a preservar as tartarugas marinhas.

A vida segue seu rumo. Pra quem acabou de nascer o trajeto até o mar é longo e cansativo. Mas o instinto é mais forte e abre o caminho.

É temporada de reprodução das tartarugas marinhas. O litoral de Sergipe concentra o maior número de desovas da espécie oliva. Este ano os biólogos do Projeto Tamar contam com um importante recurso: uma estação meteorológica. O equipamento fornece informações que garantem uma melhor eficiência no monitoramento desses animais.

"A cada minuto registra na central todos os dados, como temperatura, índice pluviométrico, sensação térmica, direção e intensidade do vento", explica o engenheiro ambiental Adélio Francato.

É mais preciso. Ao contrário de outras temporadas, quando se perdia muito tempo na procura das tartarugas.

As informações sobre os fatores ambientais estão confirmando algumas suspeitas dos pesquisadores. A principal delas é a relação da desova com a intensidade e a direção do vento. Agora eles têm certeza de que as tartarugas preferem ventos mais fortes.

As saídas noturnas são bem planejadas e dão mais resultado.

"Abordando mais tartarugas, a gente conhece melhor o comportamento reprodutivo e consegue adequar melhor a estratégia de conservação", avalia a bióloga Jackeline Castilho.

Casas do Futuro [estarão assim tão longe do presente?]

Actualmente existem várias ideias para desenvolver uma nova linha de habitações com características pouco comuns. Mas sempre com o máximo de conforto e utilidade, que é traduzida pela simplicidade e facilidade de utilização de um objecto e das novas funções destes casos especiais e também pela manutenção, segurança, adaptabilidade e ecologia. O grande objectivo do homem é criar habitações que facilitem o nosso dia-a-dia e tornem a nossa vida mais fácil.

Porque não ter uma casa que trabalhe para satisfazer as nossas necessidades?

É nesta medida que esta caracterização, pois algumas das tecnologias já estão disponíveis. Muitas não passaram de ideias, furtos da imaginação ou até mesmo sonhos. Mas quando se fala de futuro nunca sabemos o que podemos esperar….

O interior:

· Tecnologia (robôs invadem as casas)
· Conforto
· Utilidade (auto manutenção)
· Ecologia
· Segurança

A casa do futuro será revolucionada tanto no interior como no exterior. O interior destas habitações será completamente diferente da realidade a que estamos habituados.

O conforto será uma das grandes prioridades das habitações futuristas, porque nos devemos sentir bem na nossa casa e destas isso dependerá bastante da própria casa e não apenas de nos.

Imagine que:

· O sofá é automaticamente ajustável a cada pessoa que se senta nele, para proporcionar o máximo de conforto. Estes sofás serão constituídos por um material anti-stress e terão várias funções como: massagens, temperatura ajustável etc…;
· Carregando num botão a casa arruma-se automaticamente;
· Um frigorifico que vem ter connosco quando estamos demasiado ocupados e não temos tempo para ir ao local onde se encontra. O mesmo estará também ligado à Internet e por isso poderá encomendar automaticamente os bens ao supermercado mais próximo;
· Televisões que nos acompanham e vem atrás de nos accionadas por um comando de voz;
· Lareira que se acende sozinha quando está frio;
· Parede que podem mudar de cor ou então que reproduzam imagem de um ambiente escolhido por o utilizador;
· Monitor que nos informa onde estão as coisas de casa;
· Robô empregado doméstico;
· Tecto automático para abrir quando se quiser;
· Sala transformável (móveis escondem-se para criar espaço);
· Casa virtual que fala connosco;


Estas casas estarão de mãos dados com a tecnologia de ponta. A casa terá inteligência artificial que poderá ser actualidade pelo utilizador e também usufruirá de vida própria, com um papel fundamental em vários aspectos.

Como em maioria das mensagens, iremos colocar um video, para demontrar melhor estas casas tão especiais.







quarta-feira, 29 de abril de 2009

SMPlayer [ Adeus à falta de Codec's ]

A quem nunca aconteceu estar à espera uma data de tempo para baixar um filme ou concerto e quendo finalmente o download acaba ao abrir aparece aquela X a informar que faltava um plugin ou um codec necessário para abri-lo? [ É frustrante nao é ? ] O SMPlayer não apresenta este problema, tocando praticamente todos os formatos conhecidos de vídeo.

Ele é um programa multimedia que por usar o engine do MPlayer é capaz de executar os mais populares formatos de vídeo e áudio sem a necessidade de codecs externos. Este player toca arquivos nos formatos AVI, MKV, OGM, MPEG, VOB, 3GP, ASF, MOV, WMV, MP3, OGG e outros, além de executar DVDs e arquivos da internet.


As legendas... Outro problema
Este programa tem cuidado especial com legendas, suportando SRT, SUB, SSA e legendas de DVD. E é possível escolher cor, tamanho e tipo de fonte das legendas. Quanto ao áudio, é possível escolher a faixa que deseja ouvir. Este recurso é geralmente útil para DVDs, que oferecem mais de uma opção de áudio.
Para adicioná-las corretamente basta clicar na opção "Legendas", escolher a opcção "Carregar". Desta forma tudo que se tem de fazer é ir ao arquivo certo para a legenda do filme que está prestes a assistir. Todo o resto é feito automaticamente no SMPlayer.

Outro destaque do SMPlayer é a "memória" dele. O programa registaa as configurações de todos os arquivos que lá executa. Assim se precisar parar de assistir um vídeo, por exemplo quando voltar o arquivo continuará do mesmo ponto e com as mesmas configurações de áudio, legendas, volume, etc.

Outras funções

O programa ainda conta com um "equalizador" de vídeo, com o qual se pode ajustar brilho, contraste, saturação e gama, deixando a imagem bem como gosta. Há ainda diversos filtros disponíveis, como filtro para karaoke. Ainda é possível assistir vídeos em velocidades diferentes, até em camara lenta.

Também é possível ouvir faixas de áudio com o programa. Aliás, assim que executá-lo pela primeira vez, uma rádio exclusiva do SMPlayer irá tocar. É possível equalizar as músicas e realizar diversas tarefas presentes em players de áudio.

Link para download :http://smplayer.sourceforge.net/

Your Cleaner

"Apague sem demora os arquivos que já não têm mais utilidade para o seu computador com o Your Cleaner!".
Muitos ficheiros do seu computador são inúteis e sem qualquer tipo de interesse. Por exemplo, um download feito ao se instalar o programa qualquer continua a ocupar espaço no computador mesmo já o tendo desinstalado à meses ou até anos. Cada download ocupa pouco espaço, mas centenas de downloads ocupam muito espaço.

O Your Cleaner é um programa bastante indicado para ajudar a livrar dos referidos arquivos, pois ele é leve e rápido. Com ele poderá apagar arquivos temporários, inutilizados e/ou desnecessários, tanto do seu computador, quanto do navegador.
Aqui fica um site completamente seguro para se fazer o download : http://www.brothersoft.com/your-cleaner-226983.html

terça-feira, 28 de abril de 2009

Robots Emocionais

Geralmente quando pensamos em inteligência artificial, ocorre-nos a ideia de robots frios e automatizados; contudo ao longo da última década a investigação tem-se centrado no desenvolvimento de robots capazes de reagir emoções, procurando recrear caracteísticas humanas em robots e colocar expressividade e sentimentos em máquinas cada vez mais humanizadas no que respeita à forma, tamanho e sensações.
A investigação e a ciência caminham para o desenvolvimento de robots emocionais que, mais do que ajudar o ser humano nas tarefas do seu dia-a-dia, pretendem tornar-se companheiros, amigos, atenuantes de uma solidão cada vez mais presente na sociedade actual.
O Projecto Europeu RobotCub - Robotic Open-architecture Technology for Cognition, Understanding and Behaviour, cujos objectivos se centram na construção de uma plataforma robótica “open-source” que poderá ser usada pela comunidade científica no âmbito do desenvolvimento de sistemas cognitivos humanóides, encontra parceiros em Portugal, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, cujos investigadores estão encarregues de desenvolver a cabeça de um robot humanóide que se pretende que tenha capacidades cognitivas e que consiga aprender como uma criança. Este robot está a ser desenvolvido em vários laboratórios europeus, juntando também neurologistas, psicólogos e especialistas em desenvolvimento infantil. Depois de estar concluído, este robot deverá ter habilidades inatas, como ver, gatinhar ou manusear objectos; o robot terá a capacidade de desenvolver e aperfeiçoar essas habilidades, aprendendo por imitação.
O Projecto Aurora tem por objectivo estudar como os robots podem ser utilizados como um “brinquedo” com fins médicos/terapêuticos/educacionais na interacção com crianças autistas. Pretende-se colocar crianças autistas num ambiente com interacções coordenadas e sincronizadas, com o intuito de desenvolver as suas capacidades de comunicação e interacção e habilidades sociais.
Dos conhecimentos saídos do RobotCub e do Projecto Aurora, nasceu a tecnologia para fazer o robot Kasper – Kinesics And Synchronisation in Personal Assistant Robotics, desenvolvido pelo Adaptive Systems Research Group, que estuda o uso de gestos, expressões e imitações aplicadas em robots para que estes possam ser utilizados em jogos de interacção.Actualmente, este tipo de robots e de tecnologia está a ser utilizado no Projecto IROMEC - Interactive RObotic social MEdiators as Companions. O IROMEC tem como alvo criar estratégias de ajuda para crianças cujas aptidões cognitivas ou físicas comprometem a sua capacidade de brincar, conduzindo a dificuldades de aprendizagem e ao isolamento social. O objectivo é descobrir como os robots podem proporcionar oportunidades de aprendizagem e interacção social; o sistema robótico em desenvolvimento pretende actuar como um mediador social, favorecendo a descoberta de interacções sociais e cooperativas, auxiliando a que crianças autistas abandonem o jogo/brincar solitário e adoptem o jogo/brincar social.
Outro projecto europeu a decorrer é o Projecto LIREC - LIving with Robots and intEractive Companions, cujo objectivo assenta na elaboração de uma teoria
acerca da relação a longo prazo com companheiros artificiais (robots, companheiros virtuais), estudando-se factores como a memória, as emoções, a cognição, a comunicação, a aprendizagem, o corpo, etc. A CNOTINFOR actua como parceira neste projecto de grande magnitude, nomeadamente no desenvolvimento de experiências em escolas, onde as crianças irão estabelecer relações com robots e com companheiros virtuais, no sentido de avaliar o impacto que estes poderão ter na aprendizagem quando dotados de inteligência social.
Apresentamos também o Heart Robot - um pequeno robot fantoche, com um tamanho e uma textura pensados para interagir de maneira emocional com os seres humanos, apresentando características robóticas programadas para reagir perante sons, tacto e movimentos.
O nome Heart Robot provém de um pequeno coração vermelho no peito, que podemos sentir a bater a diferentes ritmos. A inovação deste robot está na capacidade de reconhecimento da forma como é tratado, reagindo em consequência desse reconhecimento que faz, demonstrando sentimentos e emoções. Assim, se for bem tratado, o seu coração bate mais lentamente, a sua respiração e os seus músculos relaxam e os olhos semicerram-se; pelo contrário, se é agitado violentamente ou se lhe gritam, o Heart Robot começará a respirar mais rápido, os seus membros ficam tensos e os olhos muito abertos.
Falamos ainda do Nexi MDS, o último robot emocional desenvolvido pelo Personal Robots Group, do MIT Lab, que têm em desenvolvimento um grupo de 4 pequenos robots humanóides móveis, com capacidades de mobilidade, destreza
, comunicação e interacção.
Deixamos aqui apenas alguns exemplos de investigações e produtos que, na área da robótica emocional, estão em desenvolvimento pelo mundo fora, e como cada um deles pode despoletar diferentes tipos de emoções no ser humano.
Inteligência, corpo e interacção são algumas das características que um robot deverá deter quando inserido no dia-a-dia do ser humano. Futuramente, estes robots estarão connosco para nos ajudar nas nossas tarefas, melhorar o nosso desempenho e fazer-nos companhia.
Encontramos também um video que ilustra bem estes espectaculares robots.