Um aparelho para provocar avalanchas
Um curioso engenho, com a forma de sino, é a mais recente descoberta tecnológica, para provocar avalanchas, entre as camadas de neve mais inseguras das pistas de squi.
O objectivo da operação é destruir as placas instáveis, antes da abertura das pistas de squi.
Em Chambéryna Savoia, há uma empresa que está a desenvolver este novo sistema de produção artificial das avalanchas.
Bruno Farizy é um dos homens que o concebeu:
“A ideia é criar um composto explosivo no interior deste invólucro metálico, combinando dois gazes: uma parte de hidrogénio e uma parte de oxigénio. E fazemos uma faísca, na parte superior da máquina com o objectivo de inciar a combustão e a explosão que se vai propagar ao longo do cone, para ir fracturar o manto de neve, destabiliza-lo e criar a avalancha”.
O invólucro, suspenso de um gancho é colocado debaixo de uma camada de neve, a vários metros do solo. A explosão é telecomandada por um operador, a bordo de um helicóptero.
Esta detonação vai provocar uma onda de choque, amplificada pela forma cónica do sino, que vai produzir efeitos, num raio de 30 metros e desencadear a avalancha.
Depois de dois anos de elaboração, este novo sistema pretende entrar no mercado. Foi utilizado, pela primeira vez este Inverno, nalgumas estações francesas e italianas. E ainda no Canadá.
Mas na Suiça, para criar uma avalancha, o instrumento principal é o explosivo. E a minagem efectua-se, quase sempre, a pé. Estamos em Crans-Montana. O dia acaba de nascer e os pisteiros municiam-se.
O método está perfeitamente regulamentado. Os pisteiros podem transportar até 10 quilos de explosivos, na mochila.
Para manter a segurança das pistas, numa área como Crans Montana, são utilizadas 10 a 12 toneladas de explosivos, por cada inverno.
As novas tecnologias estão ainda longe de substituir a dinamite.De regresso à Alta Savoia e a Châtel, Robert Bolognesi um especialista em avalanchas, fala já na evolução da sua invenção:
“Há boas perspectivas de o gaz substituir, pouco a pouco, os explosivos, porque a utilização de explosivos é mais complicada pela regulamentação, por um lado, e depois mais perigosa que a utilização do gaz. É uma solução que é prática e pouco onerosa que funciona muito bem e que, no futuro, se pode desenvolver com aparelhos a gaz”.
Este aparelho é o futuro, o sistema accionado por hidrogénio funcionará, um dia, nas estações suiças.
Sem helicópteros, o aparelho poderá ser accionado no solo.
E, para os rigores climáticos, não há melhor solução, com pessoal bem treinado.
Link:http://pt.euronews.net/2009/04/21/um-aparelho-para-provocar-avalanchas/
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Medicina
Novas tecnologias para o diagnóstico precoce do cancro da mama
Esta é uma consulta a que não se pode faltar. Cada dois anos, as holandesas com idades entre os 50 e 57 anos são convocadas para um teste de despistagem do cancro da mama. As mamografias regulares continuam a ser a melhor arma contra o mais mortal dos cancros entre as mulheres.
Na Holanda, a mamografia digital substituiu a mamografia analógica. Para as pacientes, o exame é o mesmo. Comprimidos entre duas placas, os seios são radio fotografados com a ajuda de raios- X. D. Janssen Hopmans: “Para mim foi igual, não senti nada diferente. Foi um pouco doloroso, mas sabemos que é assim. E dura pouco tempo… não faz mal”.
Com a mamografia digital, uma imagem electrónica do seio é reproduzida no computador. Pode ser optimizada ao mudar, por exemplo, os contrastes. As imagens ficam logo prontas para arquivar ou transferir. A Holanda lança assim a digitalização completa do programa de despistagem.
“Estamos a expandir o nosso sistema digital, sem papel. Matéria-prima e imagens digitais. Assim, armazenamos a informação numa central e usamos os mesmos padrões em todo o país, explica Ard den Heeten, director do LRGB, centro de pesquisa para o cancro da mama.
A digitalização é um meio de melhorar a organização da campanha de despistagem que conta com a participação de 80% das holandesas. A longo prazo, o objectivo é chegar a uma despistagem mais inteligente e eficaz, de forma a reduzir cada vez mais a taxa de mortalidade causada por este cancro.
“Há uma melhoria significativa na detecção do cancro da mama, se compararmos com o sistema analógico. Não só numa fase precoce de carcinoma, também chamado de DCIS, como nos pequenos tumores invasivos”, clarifica Ard den Heeten
Cada ano, são diagnosticados mais de 330 mil novos casos de cancro da mama na União Europeia. As causas desconhecem-se. Mas o certo é que quanto mais cedo for detectado, melhor pode ser tratado. E hoje em dia, o desenvolvimento do digital oferece uma nova perspectiva.
Em Bremen, na Alemanha, o instituto Fraunhofer Mevis é especialista na informática para a criação de imagens para fins médicos. Está no centro de um projecto europeu, o HAMAM, que tem como objectivo fornecer meios aos radiologistas, para que estes possam tratar de forma mais eficiente uma grande quantidade de informação.
Horst Hahn, ice-director do Instituto Fraunhofer Mevis explica: “A tarefa dos radiologistas é extrair a informação relevante de um grande número de dados, no menor período de tempo possível, da forma mais correcta. O computador pode produzir novas imagens a partir de muitas imagens para ver a informação relevante ou pode analisar e quantificar as imagens para ajudar o radiologista a ter acesso à informação”.
As imagens não são só recolhidas através de mamografias. Há outras técnicas: a ecografia que utiliza ultra-sons ou a ressonância magnética, que utiliza as ondas electromagnéticas.
Horst Hahn e a sua equipa trabalham para facilitar a análise dos diversos dados: “Tentamos juntar toda a informação num só local de trabalho, para melhorar a eficiência e de forma a combinarmos todos os dados. Por exemplo, se uma mulher fez uma mamografia e uma ressonância magnética, esta estação de trabalho vai trabalhar para um diagnóstico conjunto com base nestas duas técnicas”, diz o vice-director do centro alemão.
De volta à Holanda, estamos no centro médico universitário de St. Radboud. Aqui utiliza-se algum do software que vimos em Bremen. É o caso no diagnóstico por ressonância magnética. Esta manhã, foi organizado um programa especial de despistagem, que tem como alvo as mulheres com risco elevado de desenvolverem tumores devido a pré-disposições genéticas. Esta paciente de 59 anos realiza todos os anos uma ressonância magnética, um método dispendioso, mas que permite uma despistagem precisa.
O radiologista Roel Mus, do Centro Médico de Radboud: “Ela tem 60 a 80% de probabilidades de ter um carcinoma na mama. Com a RM, vemos mais 20 % do tumor do que com a mamografia e o ultra-som juntos”.
O risco das ressonâncias magnéticas é criar falsos alertas, ao detectar anomalias que não são tumores. Cada utensílio de diagnóstico apresenta assim vantagens e inconvenientes. Daí a importância dos radiologistas, que definem o diagnóstico, ao analisar as anomalias através de diversas técnicas.
“Uma só técnica não é suficiente. A ressonância magnética é muito mais sensível que a mamografia, mas depois há outro problema. O cancro revela-se, por vezes, através de microcalsificações, calsificações estas que podemos ver nas fotografias, mas que não vemos na RM. Quando temos uma paciente com tumores espalhados, com 3 ou 4 tumores, tenho de enviar as coisas em separado. Por isso, gostava de ter tudo concentrado numa estação de trabalho, onde poderia fazer o ultra-som aqui, a mamografia aqui, isso seria muito bom”, declara Roel Mus.
Investigador na área da radiologia, Nico Karssemeijer trabalha ao lado dos médicos do hospital. Ele testa os softwares de diagnóstico assistidos por computador, bem como novos utensílios como o scanner de ultra-sons, a mais recente tecnologia para a despistagem do cancro da mama.
“Como podem ver, este é um transdutor muito amplo. É pressionado contra o peito, o scanner move-se nesta direcção e faz um ultra-som tridimensional da mama. É muito mais eficiente e rápido que os outros ultra-sons. A grande vantagem deste sistema é que é muito mais barato que uma ressonância magnética. Se compararmos com a mamografia, este sistema é inofensivo, porque é feito através de ondas de som e não há o risco de afectar o paciente com radiações”, adianta Nico Karssemeijer.
“Actualmente podemos detectar cancros mais cedo através das imagens, mas pode ser que no futuro possamos detectá-los através de um teste ao sangue ou de outros métodos simples. Com isso, será possível também uma melhor cura para o cancro da mama”, espera Nico Karssemeijer.
Até chegarmos a este ponto, investigadores e radiologistas continuam a fazer progressos através dos métodos digitais para lutar contra a doença. Uma esperança para o futuro de milhares de mulheres por todo o mundo.
Link: http://pt.euronews.net/2009/05/25/novas-tecnologias-para-o-diagnostico-precoce-do-cancro-da-mama/
Esta é uma consulta a que não se pode faltar. Cada dois anos, as holandesas com idades entre os 50 e 57 anos são convocadas para um teste de despistagem do cancro da mama. As mamografias regulares continuam a ser a melhor arma contra o mais mortal dos cancros entre as mulheres.
Na Holanda, a mamografia digital substituiu a mamografia analógica. Para as pacientes, o exame é o mesmo. Comprimidos entre duas placas, os seios são radio fotografados com a ajuda de raios- X. D. Janssen Hopmans: “Para mim foi igual, não senti nada diferente. Foi um pouco doloroso, mas sabemos que é assim. E dura pouco tempo… não faz mal”.
Com a mamografia digital, uma imagem electrónica do seio é reproduzida no computador. Pode ser optimizada ao mudar, por exemplo, os contrastes. As imagens ficam logo prontas para arquivar ou transferir. A Holanda lança assim a digitalização completa do programa de despistagem.
“Estamos a expandir o nosso sistema digital, sem papel. Matéria-prima e imagens digitais. Assim, armazenamos a informação numa central e usamos os mesmos padrões em todo o país, explica Ard den Heeten, director do LRGB, centro de pesquisa para o cancro da mama.
A digitalização é um meio de melhorar a organização da campanha de despistagem que conta com a participação de 80% das holandesas. A longo prazo, o objectivo é chegar a uma despistagem mais inteligente e eficaz, de forma a reduzir cada vez mais a taxa de mortalidade causada por este cancro.
“Há uma melhoria significativa na detecção do cancro da mama, se compararmos com o sistema analógico. Não só numa fase precoce de carcinoma, também chamado de DCIS, como nos pequenos tumores invasivos”, clarifica Ard den Heeten
Cada ano, são diagnosticados mais de 330 mil novos casos de cancro da mama na União Europeia. As causas desconhecem-se. Mas o certo é que quanto mais cedo for detectado, melhor pode ser tratado. E hoje em dia, o desenvolvimento do digital oferece uma nova perspectiva.
Em Bremen, na Alemanha, o instituto Fraunhofer Mevis é especialista na informática para a criação de imagens para fins médicos. Está no centro de um projecto europeu, o HAMAM, que tem como objectivo fornecer meios aos radiologistas, para que estes possam tratar de forma mais eficiente uma grande quantidade de informação.
Horst Hahn, ice-director do Instituto Fraunhofer Mevis explica: “A tarefa dos radiologistas é extrair a informação relevante de um grande número de dados, no menor período de tempo possível, da forma mais correcta. O computador pode produzir novas imagens a partir de muitas imagens para ver a informação relevante ou pode analisar e quantificar as imagens para ajudar o radiologista a ter acesso à informação”.
As imagens não são só recolhidas através de mamografias. Há outras técnicas: a ecografia que utiliza ultra-sons ou a ressonância magnética, que utiliza as ondas electromagnéticas.
Horst Hahn e a sua equipa trabalham para facilitar a análise dos diversos dados: “Tentamos juntar toda a informação num só local de trabalho, para melhorar a eficiência e de forma a combinarmos todos os dados. Por exemplo, se uma mulher fez uma mamografia e uma ressonância magnética, esta estação de trabalho vai trabalhar para um diagnóstico conjunto com base nestas duas técnicas”, diz o vice-director do centro alemão.
De volta à Holanda, estamos no centro médico universitário de St. Radboud. Aqui utiliza-se algum do software que vimos em Bremen. É o caso no diagnóstico por ressonância magnética. Esta manhã, foi organizado um programa especial de despistagem, que tem como alvo as mulheres com risco elevado de desenvolverem tumores devido a pré-disposições genéticas. Esta paciente de 59 anos realiza todos os anos uma ressonância magnética, um método dispendioso, mas que permite uma despistagem precisa.
O radiologista Roel Mus, do Centro Médico de Radboud: “Ela tem 60 a 80% de probabilidades de ter um carcinoma na mama. Com a RM, vemos mais 20 % do tumor do que com a mamografia e o ultra-som juntos”.
O risco das ressonâncias magnéticas é criar falsos alertas, ao detectar anomalias que não são tumores. Cada utensílio de diagnóstico apresenta assim vantagens e inconvenientes. Daí a importância dos radiologistas, que definem o diagnóstico, ao analisar as anomalias através de diversas técnicas.
“Uma só técnica não é suficiente. A ressonância magnética é muito mais sensível que a mamografia, mas depois há outro problema. O cancro revela-se, por vezes, através de microcalsificações, calsificações estas que podemos ver nas fotografias, mas que não vemos na RM. Quando temos uma paciente com tumores espalhados, com 3 ou 4 tumores, tenho de enviar as coisas em separado. Por isso, gostava de ter tudo concentrado numa estação de trabalho, onde poderia fazer o ultra-som aqui, a mamografia aqui, isso seria muito bom”, declara Roel Mus.
Investigador na área da radiologia, Nico Karssemeijer trabalha ao lado dos médicos do hospital. Ele testa os softwares de diagnóstico assistidos por computador, bem como novos utensílios como o scanner de ultra-sons, a mais recente tecnologia para a despistagem do cancro da mama.
“Como podem ver, este é um transdutor muito amplo. É pressionado contra o peito, o scanner move-se nesta direcção e faz um ultra-som tridimensional da mama. É muito mais eficiente e rápido que os outros ultra-sons. A grande vantagem deste sistema é que é muito mais barato que uma ressonância magnética. Se compararmos com a mamografia, este sistema é inofensivo, porque é feito através de ondas de som e não há o risco de afectar o paciente com radiações”, adianta Nico Karssemeijer.
“Actualmente podemos detectar cancros mais cedo através das imagens, mas pode ser que no futuro possamos detectá-los através de um teste ao sangue ou de outros métodos simples. Com isso, será possível também uma melhor cura para o cancro da mama”, espera Nico Karssemeijer.
Até chegarmos a este ponto, investigadores e radiologistas continuam a fazer progressos através dos métodos digitais para lutar contra a doença. Uma esperança para o futuro de milhares de mulheres por todo o mundo.
Link: http://pt.euronews.net/2009/05/25/novas-tecnologias-para-o-diagnostico-precoce-do-cancro-da-mama/
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Novo Sistema Operativo do Windows

A Microsoft confirmou que o seu novo sistema operativo Windows 7 está a ser desenvolvido actualmente, estando prevista a sua saída para 2010.
Durante o seu meeting MGX de vendas, a Microsoft confirmou que o nome para o sucessor do Vista irá chamar-se Windows 7, e o projecto deverá ver a luz do dia dentro de 3 anos.
«Estamos actualmente a fasear o Windows 7 e projectámos o seu desenvolvimento durante 3 anos a partir do Windows Vista Consumer GA. A data especifica de lançamento será anunciada assim que a empresa o achar oportuno.»
revelou uma porta-voz da Microsoft à Softpedia via email.
Infelizmente a Microsoft não quis comentar mais nada sobre o Windows 7.
Link : http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=7659
Avanços Tecnologicos que Mudaram o Mundo
Se sustenta que já estamos na sociedade do conhecimento e alguns grandes avanços, novos inventos e descobertas progredirão rapidamente. As universidades mais prestigiosas como o *MIT (Technology Review) já identificam "o último" e mais novo em tecnologia e investigação.
A biologia (biotecnologia), nanotecnologia e infotecnología têm e terão um protagonismo importante nos últimos progressos e progressos atingidos. Em poucos anos, a inovação tecnológica pode fazer possível até uma segunda revolução industrial com a construção de nanomáquinas.
A humanidade está dando passos de gigantes em relação com outras épocas passadas. Clonagem, nanotecnologia, biotecnologia absorvem astronómicos orçamentos com reptos que se resolvem em invenções que roçam algumas contribuições da ciência ficção.
Até a Química, a Medicina -nanomedicina- e os físicos terão que administrar novas invenções que, pese a decisivos avanços científicos e tecnológicos, podem pôr em perigo à humanidade.
As vantagens e desvantagens dos novos inventos e inovações tecnológicas deverão avaliar-se cuidadosamente antes de que algum passo fatal em nossa história seja irreversível.
Link :http://www.euroresidentes.com/Brazil/avancos_tecnologicos.htm
A biologia (biotecnologia), nanotecnologia e infotecnología têm e terão um protagonismo importante nos últimos progressos e progressos atingidos. Em poucos anos, a inovação tecnológica pode fazer possível até uma segunda revolução industrial com a construção de nanomáquinas.
A humanidade está dando passos de gigantes em relação com outras épocas passadas. Clonagem, nanotecnologia, biotecnologia absorvem astronómicos orçamentos com reptos que se resolvem em invenções que roçam algumas contribuições da ciência ficção.
Até a Química, a Medicina -nanomedicina- e os físicos terão que administrar novas invenções que, pese a decisivos avanços científicos e tecnológicos, podem pôr em perigo à humanidade.
As vantagens e desvantagens dos novos inventos e inovações tecnológicas deverão avaliar-se cuidadosamente antes de que algum passo fatal em nossa história seja irreversível.
Link :http://www.euroresidentes.com/Brazil/avancos_tecnologicos.htm
Top Gadgets
Encontrei há tempos um site bastante interessante sobre o top gadgets, mas o post é demasiado longo , assim sendo deixo o site: http://www.rede2001.com/top_gadgets/2005/12_2005/2005_12.htm
PCs leves no preço e no tamanho
Começam a chegar ao mercado português computadores que deram que falar nos mercados internacionais pelas suas características compactas e económicas. São exemplo disso o HP 2133 Mini Note e o Eee PC da Asus.
Este último acaba de ser introduzido no mercado nacional. Concebido a pensar nos utilizadores que prezam a mobilidade, que não vivem sem estar ligados à Internet, e naqueles que precisam de uma forma simplificada de começar a lidar com a informática, o Eee PC mostra bem o conceito de nanobook intuitivo e low cost, ou seja, um equipamento pequeno, barato e facilmente utilizável.
O Eee PC, que surge como um complemento ao primeiro computador do utilizador, tem um ecrã LCD de 7 polegadas, uma webcam integrada, 3 portas USB, sistema WLAN, processador Intel, 512Mb de memória RAM, 4GB de memória Flash e está disponível com dois sistemas operativos: Windows XP e Linux.
Os preços para Portugal variam entre os 329 euros, no caso do equipamento com XP, e 299 euros na versão Eee OS. A possibilidade de comprar o computador em Portugal materializou-se quase um ano depois do lançamento original do equipamento. A chegada ao mercado português já não acontece por isso com os primeiros modelos lançados pela Asus, mas com uma versão lançada posteriormente. A empresa já tem outras na calha, que não se sabe quando chegarão a Portugal.
HP: a fabricante que se segue
O próximo ultra-portátil de baixo custo a chegar ao mercado deverá ser o HP 2133 Mini-note. O PC marca a entrada da fabricante americana no segmento de PCs de baixo custo e tem como data prevista para início das vendas no país o próximo mês de Agosto.
O HP 2133 vai estar disponível em várias versões onde varia a velocidade do processador, as ferramentas de conectividade ou capacidade armazenamento em disco. Os processadores da nova linha variam entre os 1,0 GHz e os 1,6 GHz com memórias RAM entre os 512 MB e os 2 GB. Ao nível do sistema operativo também é possível escolher entre uma versão open source ou proprietária (Suse Linux ou Windows).
Opcional é a webcam, diferente do que acontece com o Eee Pc da Asus que comercializa esta ferramenta de origem no seu portátil. Em termos de dimensões os dois equipamentos são parecidos, embora o EeePc leve vantagem porque pesa 900 gramas, contra o 1,4 Kg do modelo HP.
Os preços para Portugal ainda não são conhecidos. Nos Estados Unidos têm preços a partir dos 316 euros, para a versão mais simples.
Mais longe do mercado português estão outros modelos de outros fabricantes, mais vocacionados para áreas específicas como são o Classmate da Intel ou o X0 da Fundação One Laptop Per Child. Ambos os equipamentos são dirigidos ao segmento da educação e pretendem afirmar-se como uma forma de levar as tecnologias aos países pobres ou em vias de desenvolvimento, oferecendo às crianças em idade escolar novas ferramentas de trabalho.
Idealizado pela fundação dirigida por Nicholas Negrponte, o PC de baixo custo para a educação é a opção mais barata deste nova gama de produtos custando cerca de 180 dólares. A questão é que a venda não é generalizada, mas focalizada no segmento específico a que se destina. Isto embora no Natal a Fundação tenha criado a oportunidade de adquirir o equipamento numa lógica de apoio às crianças.
Link: http://www.newticias.com/noticias-portateis-asus-eeepc-confirmado-e-precos-anunciados-,582.php?a=0
7 Vicios Mais Irritantes da Internet
A modernidade traz sempre alguns malefícios. Uns mais sérios, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), que prejudica tendões ao se digitar demais sem pausas para descanso e/ou falta de postura adequada. Ou também dores nos olhos, por conta da exposição constante à luminosidade do monitor. Quem trabalha com computadores o dia inteiro está bem familiarizado com essas ocorrências.
Mas é claro que temos também alguns aborrecimentos mais, digamos, triviais. Como a tensão pré-scrap no Hi5 ou coisas do tipo. Então, em um serviço de utilidade pública, a PC Mag lista aqui os principais problemas causados pela internet. Caso você discorde ou queira acrescentar, fique à vontade para contar mais males utilizando a função para comentários abaixo. Então, mãos à obra:
1 - Os necessitados por atenção de mensageiros instantâneos
Geralmente abrem uma janela para te chamar e aí… Nada. Não respondem, não dizem o que querem e ainda cobram atenção depois de meia hora que você já fechou a conversa. Incompreensíveis.
2 - Tensão pré-scrap
Você mandou um scrap para alguém querido no Hi5. Obviamente, espera uma resposta no mesmo tom - seja de concordância com sua cantada ou de simplesmente corresponder todo aquele sentimento de amizade. Mas aí… Nada. E a ansiedade vai aumentando, pois você ainda alimenta uma esperança. Boa sorte.
3 - O post carente
Fóruns são lugares onde se criam tópicos para se conversar sobre determinado assunto. Geralmente quem os inicia elabora alguma coisa interessante o suficiente para levantar opiniões (divergentes ou não), então costuma-se elaborar bastante antes de postar. Mas aí… Nada. Ninguém comenta, ninguém dá atenção. Mesmo que seja algo importante, é um grande mistério observar pessoas ignorando seu tópico porque preferem falar sobre a vida das minhocas.
4 - O inconveniente
Em qualquer rede social, em qualquer programa de troca de mensagens ou fórum, esse é fácil. É aquele que não te larga, que fica atrás. A causa provável para tanta necessidade de comunicação pode ser os ítens 1, 2 e 3.
5 - O náufrago de e-mails
Sempre bom ver que recebeu um e-mail, certo? Talvez por isso, muita gente não marca como lida (caso não as tenha aberto) as toneladas de mensagens inúteis que recebe com propagandas, mailings não-utilizados e outras bizarrices. E então, quando menos se espera, já se tem 458 e-mails não lidos na caixa de entrada. E você fica tendo que decorar o número para saber de bate-pronto se realmente recebeu coisa nova, afundado em tantas mensagens em negrito.
6 - Os eternos ausentes
Tudo bem, o esquema de status no MSN, Google Talk e outros são úteis. Mas algumas pessoas estão eternamente ausentes (ou ocupado, no trabalho, que seja). E ainda reclamam quando são "importunadas" ou simplesmente quando ninguém aparece para conversar. Bem feito!
7 - 3m0t1c0n5 3 M1gux35
Os emoticons, ou smileys, são recursos divertidos para ilustrar emoções e tudo mais, mas aliado ao miguxês (ou seja, o linguajar adolescente de caráter duvidoso que assola a rede com sufixos "aum" - amigaum, paixaum, etc) ficam provocam náuseas, diarréias e vômitos. Evite, por favor.
Link :http://www.estagiando.net/2009/01/09/os-7-vcios-irritantes-da-internet/
Mas é claro que temos também alguns aborrecimentos mais, digamos, triviais. Como a tensão pré-scrap no Hi5 ou coisas do tipo. Então, em um serviço de utilidade pública, a PC Mag lista aqui os principais problemas causados pela internet. Caso você discorde ou queira acrescentar, fique à vontade para contar mais males utilizando a função para comentários abaixo. Então, mãos à obra:
1 - Os necessitados por atenção de mensageiros instantâneos
Geralmente abrem uma janela para te chamar e aí… Nada. Não respondem, não dizem o que querem e ainda cobram atenção depois de meia hora que você já fechou a conversa. Incompreensíveis.
2 - Tensão pré-scrap
Você mandou um scrap para alguém querido no Hi5. Obviamente, espera uma resposta no mesmo tom - seja de concordância com sua cantada ou de simplesmente corresponder todo aquele sentimento de amizade. Mas aí… Nada. E a ansiedade vai aumentando, pois você ainda alimenta uma esperança. Boa sorte.
3 - O post carente
Fóruns são lugares onde se criam tópicos para se conversar sobre determinado assunto. Geralmente quem os inicia elabora alguma coisa interessante o suficiente para levantar opiniões (divergentes ou não), então costuma-se elaborar bastante antes de postar. Mas aí… Nada. Ninguém comenta, ninguém dá atenção. Mesmo que seja algo importante, é um grande mistério observar pessoas ignorando seu tópico porque preferem falar sobre a vida das minhocas.
4 - O inconveniente
Em qualquer rede social, em qualquer programa de troca de mensagens ou fórum, esse é fácil. É aquele que não te larga, que fica atrás. A causa provável para tanta necessidade de comunicação pode ser os ítens 1, 2 e 3.
5 - O náufrago de e-mails
Sempre bom ver que recebeu um e-mail, certo? Talvez por isso, muita gente não marca como lida (caso não as tenha aberto) as toneladas de mensagens inúteis que recebe com propagandas, mailings não-utilizados e outras bizarrices. E então, quando menos se espera, já se tem 458 e-mails não lidos na caixa de entrada. E você fica tendo que decorar o número para saber de bate-pronto se realmente recebeu coisa nova, afundado em tantas mensagens em negrito.
6 - Os eternos ausentes
Tudo bem, o esquema de status no MSN, Google Talk e outros são úteis. Mas algumas pessoas estão eternamente ausentes (ou ocupado, no trabalho, que seja). E ainda reclamam quando são "importunadas" ou simplesmente quando ninguém aparece para conversar. Bem feito!
7 - 3m0t1c0n5 3 M1gux35
Os emoticons, ou smileys, são recursos divertidos para ilustrar emoções e tudo mais, mas aliado ao miguxês (ou seja, o linguajar adolescente de caráter duvidoso que assola a rede com sufixos "aum" - amigaum, paixaum, etc) ficam provocam náuseas, diarréias e vômitos. Evite, por favor.
Link :http://www.estagiando.net/2009/01/09/os-7-vcios-irritantes-da-internet/
Tecnologia: As tendências para 2009
Touch Screen: a evolução para tecnologias mais amigáveis de comunicação e interação com o computador ganhou novo impulso. Com o iPhone lançado em 2007, diversos fabricantes implementaram melhorias na tecnologia que inclui desde mesas sensíveis ao toque e que servirão como verdadeiras telas de computador até a percepção por parte do computador dos movimentos realizados à distância pelos usuários. Ja alguns computadores trazem touch screen , como o Hp tablet pc .
Armazenamento: as memórias flash aumentaram o poder de armazenamento de dados. Contudo ainda é uma memória relativamente lenta para grandes volumes de dados. Por outro lado houve uma diminuição grande no custo de armazenamento dos HDs convencionais.
Microprocessadores: aumentar o poder de processamento e diminuir o consumo de energia tem sido a tônica das pesquisas relacionadas aos microprocessadores. Chegando muito perto do limite possível de processamento, agora a palavra de ordem é fazer com que os produtos sejam mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia. Os engenheiros se debruçam em aspectos de projeto mais consistentes e no aumento da quantidade de núcleos de processamento.
Wireless: a tecnologia fica cada vez mais robusta. Novas técnicas de roteamento prometem um aumento na capacidade de transmissão de dados. Algumas tecnologias foram lançadas em 2008 que permitiu a utilização de um espectro não utilizado de banda que permite lançar pelo ar até 10 gigabits de dados por segundo a mais. Os lançamentos comerciais das TVs digitais iniciam um processo que, se seguir o que tem acontecido no exterior, permitirá aumentar a participação e utilização deste tipo de rede.
Armazenamento: as memórias flash aumentaram o poder de armazenamento de dados. Contudo ainda é uma memória relativamente lenta para grandes volumes de dados. Por outro lado houve uma diminuição grande no custo de armazenamento dos HDs convencionais.
Microprocessadores: aumentar o poder de processamento e diminuir o consumo de energia tem sido a tônica das pesquisas relacionadas aos microprocessadores. Chegando muito perto do limite possível de processamento, agora a palavra de ordem é fazer com que os produtos sejam mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia. Os engenheiros se debruçam em aspectos de projeto mais consistentes e no aumento da quantidade de núcleos de processamento.
Wireless: a tecnologia fica cada vez mais robusta. Novas técnicas de roteamento prometem um aumento na capacidade de transmissão de dados. Algumas tecnologias foram lançadas em 2008 que permitiu a utilização de um espectro não utilizado de banda que permite lançar pelo ar até 10 gigabits de dados por segundo a mais. Os lançamentos comerciais das TVs digitais iniciam um processo que, se seguir o que tem acontecido no exterior, permitirá aumentar a participação e utilização deste tipo de rede.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Novas tecnologias facilitam exploração sexual de crianças

O uso das novas tecnologias de comunicação e difusão de imagens provocou nos últimos anos um crescimento vertiginoso de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em todo o mundo. Para as organizações que atuam no enfrentamento do problema e para os governos, fica a tarefa de encontrar uma forma de conter esses crimes sem cercear o direito à informação e à privacidade.
Apesar dos esforços mundiais, a exploração sexual de crianças e adolescentes cresce exponencialmente. Dados do Unicef apontam para a existência de 150 milhões de meninas e mais de 70 milhões de meninos vitimados em todo o mundo. O palco dessas violações depaíses se tornou ainda mais alarmante. Hoje a internet é uma rede de computadores articulada globalmente, acessível a centenas de milhões de indivíduos em todo o mundo. Novos softwares de edição de imagens, em conjunto com a evolução da tecnologia fotográfica - câmeras digitais, equipamentos de vídeo e, principalmente, celulares - permitem que a produção de material visual ilegal seja feita de forma barata, fácil e, em grande parte, impune.
Mais informação em:http://www.safernet.org.br/site/noticias/novas-tecnologias-facilitam-explora%C3%A7-sexual-crian%C3%A7
Os adolescentes e a internet

Quarenta e dois mil jovens europeus responderam a um questionário online. Os portugueses revelaram ser os mais auto-confiantes e elegeram a Internet como o meio de comunicação preferido. Mais de metade dos inquiridos disseram ser "viciados das novas tecnologias".
Os adolescentes portugueses são “optimistas” e “ambiciosos”. A conclusão é de uma pesquisa global, realizada pela comunidade virtual "Habbo".
A pesquisa, feita entre Maio e Outubro deste ano, abrangeu jovens edos 13 aos 18 anos, originários de culturas distintas, como o Japão, Estados-Unidos, Austrália e França. Portugal teve uma baixa participação mas, feitas as médias, os resultados são curiosos: os cerca de 200 portugueses inquiridos revelaram ter a maior taxa de “auto-confiança”, são os que se sentem mais “bem sucedidos” e elegeram o “respeito” como o valor mais importante das suas personalidades.Numa em que persiste alguma desmotivação geral no país, o optimismo dos nossos adolescentes não espanta o director do Instituto da Inteligência, Nelson Lima. “Ele estão a viver uma etapa da vida em que tudo está em aberto e há um espaço para o sonho e a ambição”, explica o neuropsicólogo, reforçando que a nossa sociedade dá aos jovens “um razoável nível de conforto”, pelo que os problemas “políticos e económicos tocam-lhes de forma menos directa”.
Link:http://www.fersap.pt/fersap/modules.php?name=News&file=article&sid=518
A internet

O vício pelas novas tecnologias cresce entre adoloscentes
Álcool, tabaco, jogo, sexo e drogas: estas são as dependências mais conhecidas - e censuradas - pela sociedade. Mas há outros vícios comumente aceitos que podem ser igualmente nocivos: a dependência do celular, do computador, da Internet e até mesmo do trabalho. Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas. E vêm se tornando mais e mais frequentes.
As novas tecnologias não apenas tornam a vida mais fácil, mas também produzem mudanças nos costumes e hábitos sociais. Seu uso compulsivo pode provocar patologias relativamente novas, como ficar dependente do celular ou da Internet, que apareceram há pouco mais de dez anos - embora, em países como os Estados Unidos, tenham começado a surgir mais cedo. Um dado importante é que o consumo excessivo destas tecnologias se encaixa dentro dos padrões da sociedade moderna e, por isso, o indivíduo não costuma ter consciência de seu problema de adição. Assim, as pessoas afetadas, mesmo que percam o autocontrole, não pedem ajuda até chegarem "ao fundo do poço" ou serem pressionadas pela família.
O caso mais extremo das consequências que a dependência das novas tecnologias pode trazer aconteceu recentemente, quando um jovem de 28 anos morreu de ataque cardíaco depois de passar 50 horas seguidas jogando em um computador num cibercafé. De acordo com a polícia da cidade sul-coreana de Daegu, o rapaz passou suas últimas horas "pendurado" em um RPG de estratégia pelo qual estava obcecado. Parava apenas para ir ao banheiro até que seu coração não resistiu ao esgotamento.
Link:http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI634867-EI4802,00.html
Tecnologia

É cada vez mais notória a preocupação de alguns centros de investigação em melhorar o interface Homem - Máquina de tudo o que nos rodeia. Desde o simples Electrodoméstico, até ao equipamento de medicina mais avançado, por vezes, a verdadeira mais valia de uma tecnologia somente vem ao de cima através de uma interface bem definida e amigável. O percurso da última década tem sido verdadeiramente alucinante, com melhorias tremendas quer nas funcionalidades, quer na forma com é possível interagir com a computador, ou máquina.
Quando víamos determinados filmes de ficção que nos fascinavam, apesar de todos os cuidados de produção em criar em nós o efeito "WOW", tínhamos alguma consciência que, apesar da nossa vontade em aceitar o estávamos a ver, estávamos definitivamente perante ficção que existiria num mundo do qual não faríamos parte. Se calhar, esse mundo não está assim tão distante quanto julgamos...
Link: http://blog.uncovering.org/archives/2007/03/tecnologias_do.html
segunda-feira, 18 de maio de 2009
És viciado na Internet?
Viciados na Internet procuram ajuda no hospital Entre as dezenas de pacientes na sala de espera no Instituto de Psiquiatria dos Hospitais, eles podem ser diagnosticados facilmente: são os que levam no colo um computador portátil. No meio de esquizofrênicos, maníacos e deprimidos, lá estão os "dependentes de tecnologia" ou mais especificamente, os viciados em internet (em inglês o termo é sintético: "netaddicted").
OITO SINTOMAS DO VÍCIO
1-Preocupação excessiva com a Internet;
2-Necessidade de aumentar o tempo online para ter a mesma satisfação;
3-Exibe esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet;
4-Irritabilidade e/ou depressão;
5-Quando o uso da Internet é restringido, apresenta instabilidade emocional;
6-Permanece mais conectado do que tinha programado inicialmente;
7-Trabalho e relações sociais ficam em risco pelo uso excessivo;
8-Mente aos outros a respeito da quantidade de horas conectado.
Link:http://www.adrenaline.com.br/forum/geral/170002-voce-se-considera-viciado-pc.html
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Tecnologia cria alimentos em laboratorio
“Topping” de rosas para gelado ou «donut» de abóbora são exemplos de produtos desenvolvidos por alunos e docentes da Universidade do Algarve que poderão vir a ser lançados no mercado com a criação de um novo centro.É nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST) que são concebidos produtos como pudim de alfarroba, gelado de Aloé Vera, xarém (papas de milho) industrializado ou doce de figo de pita (nome que no Algarve se dá aos figos provenientes de cactos).
Produtos passam por vários processos:
>Até se conseguir chegar à fórmula e sabor ideais são feitos muitos ensaios, sendo os produtos dados depois a provar a várias pessoas, que os classificam de acordo com o aroma, doçura e consistência, entre outros aspectos.
>Até chegar o produto às cabines de prova, os ingredientes poderão ter que passar por vários processos, como a compressão, moagem ou evaporação, entre outros.
Para isso, existem equipamentos instalados na Escola Superior de Tecnologia, onde até há uma sala onde são simuladas as condições do exterior (luz, humidade) para antever o “comportamento” dos produtos na prateleira.
>No laboratório, há três “mini-cozinhas” com fogão, micro-ondas, equipamentos de frio, mesas para manter os produtos quentes e tudo o que é preciso para pôr as receitas “no ponto”.
O objectivo é que, dentro de um ou dois anos, se possa abrir os laboratórios de acordo com pedidos de empresas para testar produtos ou até mesmo conceber novos.
Depois de serem feitos os testes de análise sensorial aos produtos, passa-se à elaboração de uma fórmula matemática que reproduz os dados estatísticos de avaliação do produto e que tem ainda que ser validada.
Link de onde foi retirado e para mais informações:
http://diario.iol.pt/tecnologia/algarve-universidade-alimentos-laboratorio-alunos-produtos/995863-4069.html
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Telecomunicações
Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.Comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e no tempo chamado fonte é transferida a outro ponto no espaço e no tempo chamado destino.Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é directa e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação directa se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicações - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e destino se comunicarem a distância.Sabe-se que hoje em dia existem inúmeros tipos e formas de comunicar-mos, como por exemplo através:do Telefonedo Telemóvelda Televisãoda Internetda Rádiodo Cabeamento Estruturadodos Edifícios Inteligentesdos Semáforos
Link:
http://novastec.pt.vu/
Link:
http://novastec.pt.vu/
Quadros interactivos
Um Quadro Interactivo é uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e que necessita de um computador para funcionar. Alguns quadros interactivos permitem também a interacção com um imagem de computador projectada. São geralmente utilizados no escritório e na sala de aula.
Os quadros electrónicos são usados para capturar apontamentos escritos na superfície do quadro, utilizando canetas próprias para tal que utilizam tinta electrónica, e/ou para controlar (seleccionar e arrastar) ou marcar notas ou apontamentos numa imagem gerada por computador e projectada no quadro vinda de um projector digital.
Os quadros interactivos estão claramente a substituir os quadros negros e os quadros de tinta. Funcionam como um ecrã de computador gigante, ao projectar-se a imagem do computador para o quadro por um projector externo. O computador pode inclusive ser controlado pelo quadro interactivo dado que existem sensores no quadro que, quando activados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para lá. Existem três tipos diferentes de quadros interactivos com diferentes formas de controlar o computador através deles: os electromagnéticos, os sensíveis ao toque e os infravermelhos.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Interactivo#Promethean_ACTIVboard
http://blog.uncovering.org/archives/2007/03/tecnologias_do.html
Os quadros electrónicos são usados para capturar apontamentos escritos na superfície do quadro, utilizando canetas próprias para tal que utilizam tinta electrónica, e/ou para controlar (seleccionar e arrastar) ou marcar notas ou apontamentos numa imagem gerada por computador e projectada no quadro vinda de um projector digital.
Os quadros interactivos estão claramente a substituir os quadros negros e os quadros de tinta. Funcionam como um ecrã de computador gigante, ao projectar-se a imagem do computador para o quadro por um projector externo. O computador pode inclusive ser controlado pelo quadro interactivo dado que existem sensores no quadro que, quando activados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para lá. Existem três tipos diferentes de quadros interactivos com diferentes formas de controlar o computador através deles: os electromagnéticos, os sensíveis ao toque e os infravermelhos.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Interactivo#Promethean_ACTIVboard
http://blog.uncovering.org/archives/2007/03/tecnologias_do.html
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Tecnologia ajuda cegos a voltar a ver
Investigadores alemães anunciaram que obtiveram sucesso num projecto com 12 anos para desenvolver um implante sem fios capaz de devolver a visão às pessoas cegas. O feito foi possível porque os cientistas descobriram que certas doenças da retina, apesar de destruírem as células sensíveis à luz, não afectam a ligação das células nervosas ao cérebro. O implante visual protético que desenvolveram estimula as células nervosas no interior do olho segundo padrões detectados nas imagens e acciona as células intactas através de eléctrodos de estimulação tridimensional que são encostados à retina como pequenos pinos. O sistema inclui também um transmissor externo colocado na armação de uns óculos que envia dados e energia para o implante através de uma ligação telemétrica. «Para as pessoas que vêem normalmente isto pode não parecer muito, mas para os cegos é um enorme passo», afirmou Hoc Khiem Trieu, um dos investigadores. O projecto já decorre há 12 anos e foi financiado pelo ministério da Educação e Investigação da Alemanha.Link de onde foi retirado e para mais informações:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/9299
Apresentamos agora no nosso blog um site onde se demostra como serão as nossas escolas do futuro..
tem varios espaços onde podes carregar e ver como será a escola, como serão dadas as aulas pelo professor e ainda com topicos sobre os alunos e aulas visuais.. entra neste saite e diverte-te a ver as novas escolas do futuro!
http://veja.abril.com.br/infograficos/escola-futuro/index.html
tem varios espaços onde podes carregar e ver como será a escola, como serão dadas as aulas pelo professor e ainda com topicos sobre os alunos e aulas visuais.. entra neste saite e diverte-te a ver as novas escolas do futuro!
http://veja.abril.com.br/infograficos/escola-futuro/index.html
Carros do futuro viajarão em pistas magnéticas
A depender da visão futurística de estudantes europeus, os fabricantes de motores e pneus podem começar a se preocupar. Em um evento realizado na Universidade de Delft, Holanda, os melhores projetos de veículos do futuro são impulsionados por magnetos de indução elétrica.
O projeto vencedor, de autoria de Maurits Kroese, exigirá uma via especial, uma pista magnética, onde um veículo com baixíssima resistência aerodinâmica "voará" sem queimar petróleo e sem emitir poluentes.
E voar não é exatamente um eufemismo. Sem atrito com o solo, o veículo batizado de IMP ("Induction Magnet Propelled vehicle"), teoricamente poderá viajar a 600 Km/h, com baixo nível de ruído e consumindo uma quantidade de energia ínfima.
Cápsulas
O projeto que tirou o segundo lugar também utiliza magnetos, mas com uma solução que o coloca mais próximo de uma realização prática - ainda que permaneça a algumas décadas de uma implantação efetiva.
Os veículos normais, já existentes, entram em uma espécie de cápsula, batizada de Projétil, que, com a ajuda dos magnetos, viaja a 500 Km/h em um sistema de túneis.
Por se parecer com um metrô do futuro, seus autores, Stefan Kaag e Maurice Boon, batizaram o projeto de Bulletway - "bullet" significa projétil ou cápsula e o termo "way" é herdado de "subway", o termo em inglês para metrô.
O projeto vencedor, de autoria de Maurits Kroese, exigirá uma via especial, uma pista magnética, onde um veículo com baixíssima resistência aerodinâmica "voará" sem queimar petróleo e sem emitir poluentes.
E voar não é exatamente um eufemismo. Sem atrito com o solo, o veículo batizado de IMP ("Induction Magnet Propelled vehicle"), teoricamente poderá viajar a 600 Km/h, com baixo nível de ruído e consumindo uma quantidade de energia ínfima.
Cápsulas
O projeto que tirou o segundo lugar também utiliza magnetos, mas com uma solução que o coloca mais próximo de uma realização prática - ainda que permaneça a algumas décadas de uma implantação efetiva.
Os veículos normais, já existentes, entram em uma espécie de cápsula, batizada de Projétil, que, com a ajuda dos magnetos, viaja a 500 Km/h em um sistema de túneis.
Por se parecer com um metrô do futuro, seus autores, Stefan Kaag e Maurice Boon, batizaram o projeto de Bulletway - "bullet" significa projétil ou cápsula e o termo "way" é herdado de "subway", o termo em inglês para metrô.
sábado, 2 de maio de 2009
Vantagens tecnológicas - Idosos navegam cada vez mais na internet
A terceira idade foi o grupo etário com maior crescimento na utilização da internet em 2008. Tema está a ser debatido, em Madrid, no Congresso Internacional da Web.A terceira idade, com destaque para as pessoas com 70 anos ou mais, é o grupo etário com maior crescimento na utilização da internet. Quem o diz são especialistas presentes no 18.º Congresso Internacional da World Wide Web, certame que se propõe a discutir questões técnicas e cenários de futuro.
Segundo estudos norte-americanos, quase metade dos idosos entre os 70 e os 75 anos usaram a internet de forma regular no último ano, cerca do dobro do valor registado em 2007. Os especialistas defendem, contudo, que há uma diferença entre o interesse dos cidadãos séniores pela internet e a atenção que lhes é dada no contexto da utilização de novas tecnologias.
A investigadora da UA argumenta também que é preciso ter em conta os conteúdos para ajudar os idosos a quebrar a solidão. As pessoas precisam de ter alguém e a tecnologia pode ajudar neste sector.
Idosos utilizam internet "para contactar amigos e familiares"Em Portugal, começam a surgir gradualmente algumas iniciativas que procuram fazer a ponte entre a terceira idade e as novas tecnologias.
A utilização que os idosos fazem é, sobretudo, para contactar amigos e familiares e muitas vezes são os filhos a motivar os pais para se manterem actualizados.
Um site dirigido ao público sénior, blogues, um canal de televisão online e um serviço de podcasting são alguns dos projectos desenvolvidos pela USC na área das novas tecnologias concebidas para a terceira idade.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Problemas da utilização das novas tecnologias
Procurar novos amigos na Internet pode acabar mal
Foi detectada uma nova tentativa de fraude que tira partido da vontade de fa
zer novas amigas, ou amores, na Internet.
O aviso vem dos PandaLabs que detectaram um esquema a correr por email, onde uma suposta mulher se dirige a um destinatário masculino alegando que viu o seu perfil numa rede social e dizendo que quer fazer amizade.
A “tentadora” mora sempre num país de leste e no decorrer dos contactos decide abandonar o país e vir morar para o país do novo amigo.
Outra constante neste tipo de tentativa de fraude são os problemas de última hora com o Visa e a solicitação de uma ajuda monetária para poder resolver o problema e sair do país de origem. O pedido envolve valores nunca superiores a 500 euros.
Se o destinatário da mensagem ceder ao pedido está a ser vítima a burla.
Durante os contactos o destinatário vai recebendo fotografias da mulher que procuram cativar o seu interesse.
Foi detectada uma nova tentativa de fraude que tira partido da vontade de fa
zer novas amigas, ou amores, na Internet.O aviso vem dos PandaLabs que detectaram um esquema a correr por email, onde uma suposta mulher se dirige a um destinatário masculino alegando que viu o seu perfil numa rede social e dizendo que quer fazer amizade.
A “tentadora” mora sempre num país de leste e no decorrer dos contactos decide abandonar o país e vir morar para o país do novo amigo.
Outra constante neste tipo de tentativa de fraude são os problemas de última hora com o Visa e a solicitação de uma ajuda monetária para poder resolver o problema e sair do país de origem. O pedido envolve valores nunca superiores a 500 euros.
Se o destinatário da mensagem ceder ao pedido está a ser vítima a burla.
Durante os contactos o destinatário vai recebendo fotografias da mulher que procuram cativar o seu interesse.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Novas tecnologias ajudam a preservar tartarugas
Em Sergipe, novas tecnologias ajudam a preservar as tartarugas marinhas.
A vida segue seu rumo. Pra quem acabou de nascer o trajeto até o mar é longo e cansativo. Mas o instinto é mais forte e abre o caminho.
É temporada de reprodução das tartarugas marinhas. O litoral de Sergipe concentra o maior número de desovas da espécie oliva. Este ano os biólogos do Projeto Tamar contam com um importante recurso: uma estação meteorológica. O equipamento fornece informações que garantem uma melhor eficiência no monitoramento desses animais.
"A cada minuto registra na central todos os dados, como temperatura, índice pluviométrico, sensação térmica, direção e intensidade do vento", explica o engenheiro ambiental Adélio Francato.
É mais preciso. Ao contrário de outras temporadas, quando se perdia muito tempo na procura das tartarugas.
As informações sobre os fatores ambientais estão confirmando algumas suspeitas dos pesquisadores. A principal delas é a relação da desova com a intensidade e a direção do vento. Agora eles têm certeza de que as tartarugas preferem ventos mais fortes.
As saídas noturnas são bem planejadas e dão mais resultado.
"Abordando mais tartarugas, a gente conhece melhor o comportamento reprodutivo e consegue adequar melhor a estratégia de conservação", avalia a bióloga Jackeline Castilho.
Casas do Futuro [estarão assim tão longe do presente?]
Actualmente existem várias ideias para desenvolver uma nova linha de habitações com características pouco comuns. Mas sempre com o máximo de conforto e utilidade, que é traduzida pela simplicidade e facilidade de utilização
de um objecto e das novas funções destes casos especiais e também pela manutenção, segurança, adaptabilidade e ecologia. O grande objectivo do homem é criar habitações que facilitem o nosso dia-a-dia e tornem a nossa vida mais fácil.
Porque não ter uma casa que trabalhe para satisfazer as nossas necessidades?

É nesta medida que esta caracterização, pois algumas das tecnologias já estão disponíveis. Muitas não passaram de ideias, furtos da imaginação ou até mesmo sonhos. Mas quando se fala de futuro nunca sabemos o que podemos esperar….
O interior:
· Tecnologia (robôs invadem as casas)
· Conforto
· Utilidade (auto manutenção)
· Ecologia
· Segurança
A casa do futuro será revolucionada tanto no interior como no exterior. O interior destas habitações será completamente diferente da realidade a que estamos habituados.
O conforto será uma das grandes prioridades das habitações futuristas, porque nos devemos sentir bem na nossa casa e destas isso dependerá bastante da própria casa e não apenas de nos.
Imagine que:
· O sofá é automaticamente ajustável a cada pessoa que se senta nele, para proporcionar o máximo de conforto. Estes sofás serão constituídos por um material anti-stress e terão várias funções como: massagens, temperatura ajustável etc…;
· Carregando num botão a casa arruma-se automaticamente;
· Um frigorifico que vem ter connosco quando estamos demasiado ocupados e não temos tempo para ir ao local onde se encontra. O mesmo estará também ligado à Internet e por isso poderá encomendar automaticamente os bens ao supermercado mais próximo;
· Televisões que nos acompanham e vem atrás de nos accionadas por um comando de voz;
· Lareira que se acende sozinha quando está frio;
· Parede que podem mudar de cor ou então que reproduzam imagem de um ambiente escolhido por o utilizador;
· Monitor que nos informa onde estão as coisas de casa;
· Robô empregado doméstico;
· Tecto automático para abrir quando se quiser;
· Sala transformável (móveis escondem-se para criar espaço);
· Casa virtual que fala connosco;
Estas casas estarão de mãos dados com a tecnologia de ponta. A casa terá inteligência artificial que poderá ser actualidade pelo utilizador e também usufruirá de vida própria, com um papel fundamental em vários aspectos.
Como em maioria das mensagens, iremos colocar um video, para demontrar melhor estas casas tão especiais.
de um objecto e das novas funções destes casos especiais e também pela manutenção, segurança, adaptabilidade e ecologia. O grande objectivo do homem é criar habitações que facilitem o nosso dia-a-dia e tornem a nossa vida mais fácil.Porque não ter uma casa que trabalhe para satisfazer as nossas necessidades?

É nesta medida que esta caracterização, pois algumas das tecnologias já estão disponíveis. Muitas não passaram de ideias, furtos da imaginação ou até mesmo sonhos. Mas quando se fala de futuro nunca sabemos o que podemos esperar….
O interior:
· Tecnologia (robôs invadem as casas)
· Conforto
· Utilidade (auto manutenção)
· Ecologia
· Segurança
A casa do futuro será revolucionada tanto no interior como no exterior. O interior destas habitações será completamente diferente da realidade a que estamos habituados.
O conforto será uma das grandes prioridades das habitações futuristas, porque nos devemos sentir bem na nossa casa e destas isso dependerá bastante da própria casa e não apenas de nos.
Imagine que:

· O sofá é automaticamente ajustável a cada pessoa que se senta nele, para proporcionar o máximo de conforto. Estes sofás serão constituídos por um material anti-stress e terão várias funções como: massagens, temperatura ajustável etc…;
· Carregando num botão a casa arruma-se automaticamente;
· Um frigorifico que vem ter connosco quando estamos demasiado ocupados e não temos tempo para ir ao local onde se encontra. O mesmo estará também ligado à Internet e por isso poderá encomendar automaticamente os bens ao supermercado mais próximo;
· Televisões que nos acompanham e vem atrás de nos accionadas por um comando de voz;
· Lareira que se acende sozinha quando está frio;
· Parede que podem mudar de cor ou então que reproduzam imagem de um ambiente escolhido por o utilizador;
· Monitor que nos informa onde estão as coisas de casa;· Robô empregado doméstico;
· Tecto automático para abrir quando se quiser;
· Sala transformável (móveis escondem-se para criar espaço);
· Casa virtual que fala connosco;
Estas casas estarão de mãos dados com a tecnologia de ponta. A casa terá inteligência artificial que poderá ser actualidade pelo utilizador e também usufruirá de vida própria, com um papel fundamental em vários aspectos.
Como em maioria das mensagens, iremos colocar um video, para demontrar melhor estas casas tão especiais.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
SMPlayer [ Adeus à falta de Codec's ]
A quem nunca aconteceu estar à espera uma data de tempo para baixar um filme ou concerto e quendo finalmente o download acaba ao abrir aparece aquela X a informar que faltava um plugin ou um codec necessário para abri-lo? [ É frustrante nao é ? ] O SMPlayer não apresenta este problema, tocando praticamente todos os formatos conhecidos de vídeo.
Ele é um programa multimedia que por usar o engine do MPlayer é capaz de executar os mais populares formatos de vídeo e áudio sem a necessidade de codecs externos. Este player toca arquivos nos formatos AVI, MKV, OGM, MPEG, VOB, 3GP, ASF, MOV, WMV, MP3, OGG e outros, além de executar DVDs e arquivos da internet.
As legendas... Outro problema
Este programa tem cuidado especial com legendas, suportando SRT, SUB, SSA e legendas de DVD. E é possível escolher cor, tamanho e tipo de fonte das legendas. Quanto ao áudio, é possível escolher a faixa que deseja ouvir. Este recurso é geralmente útil para DVDs, que oferecem mais de uma opção de áudio.
Para adicioná-las corretamente basta clicar na opção "Legendas", escolher a opcção "Carregar". Desta forma tudo que se tem de fazer é ir ao arquivo certo para a legenda do filme que está prestes a assistir. Todo o resto é feito automaticamente no SMPlayer.
Outro destaque do SMPlayer é a "memória" dele. O programa registaa as configurações de todos os arquivos que lá executa. Assim se precisar parar de assistir um vídeo, por exemplo quando voltar o arquivo continuará do mesmo ponto e com as mesmas configurações de áudio, legendas, volume, etc.
Outras funções
O programa ainda conta com um "equalizador" de vídeo, com o qual se pode ajustar brilho, contraste, saturação e gama, deixando a imagem bem como gosta. Há ainda diversos filtros disponíveis, como filtro para karaoke. Ainda é possível assistir vídeos em velocidades diferentes, até em camara lenta.
Também é possível ouvir faixas de áudio com o programa. Aliás, assim que executá-lo pela primeira vez, uma rádio exclusiva do SMPlayer irá tocar. É possível equalizar as músicas e realizar diversas tarefas presentes em players de áudio.
Link para download :http://smplayer.sourceforge.net/
Ele é um programa multimedia que por usar o engine do MPlayer é capaz de executar os mais populares formatos de vídeo e áudio sem a necessidade de codecs externos. Este player toca arquivos nos formatos AVI, MKV, OGM, MPEG, VOB, 3GP, ASF, MOV, WMV, MP3, OGG e outros, além de executar DVDs e arquivos da internet.
As legendas... Outro problema
Este programa tem cuidado especial com legendas, suportando SRT, SUB, SSA e legendas de DVD. E é possível escolher cor, tamanho e tipo de fonte das legendas. Quanto ao áudio, é possível escolher a faixa que deseja ouvir. Este recurso é geralmente útil para DVDs, que oferecem mais de uma opção de áudio.
Para adicioná-las corretamente basta clicar na opção "Legendas", escolher a opcção "Carregar". Desta forma tudo que se tem de fazer é ir ao arquivo certo para a legenda do filme que está prestes a assistir. Todo o resto é feito automaticamente no SMPlayer.
Outro destaque do SMPlayer é a "memória" dele. O programa registaa as configurações de todos os arquivos que lá executa. Assim se precisar parar de assistir um vídeo, por exemplo quando voltar o arquivo continuará do mesmo ponto e com as mesmas configurações de áudio, legendas, volume, etc.
Outras funções
O programa ainda conta com um "equalizador" de vídeo, com o qual se pode ajustar brilho, contraste, saturação e gama, deixando a imagem bem como gosta. Há ainda diversos filtros disponíveis, como filtro para karaoke. Ainda é possível assistir vídeos em velocidades diferentes, até em camara lenta.
Também é possível ouvir faixas de áudio com o programa. Aliás, assim que executá-lo pela primeira vez, uma rádio exclusiva do SMPlayer irá tocar. É possível equalizar as músicas e realizar diversas tarefas presentes em players de áudio.
Link para download :http://smplayer.sourceforge.net/
Your Cleaner
"Apague sem demora os arquivos que já não têm mais utilidade para o seu computador com o Your Cleaner!".
Muitos ficheiros do seu computador são inúteis e sem qualquer tipo de interesse. Por exemplo, um download feito ao se instalar o programa qualquer continua a ocupar espaço no computador mesmo já o tendo desinstalado à meses ou até anos. Cada download ocupa pouco espaço, mas centenas de downloads ocupam muito espaço.
O Your Cleaner é um programa bastante indicado para ajudar a livrar dos referidos arquivos, pois ele é leve e rápido. Com ele poderá apagar arquivos temporários, inutilizados e/ou desnecessários, tanto do seu computador, quanto do navegador.
Aqui fica um site completamente seguro para se fazer o download : http://www.brothersoft.com/your-cleaner-226983.html
Muitos ficheiros do seu computador são inúteis e sem qualquer tipo de interesse. Por exemplo, um download feito ao se instalar o programa qualquer continua a ocupar espaço no computador mesmo já o tendo desinstalado à meses ou até anos. Cada download ocupa pouco espaço, mas centenas de downloads ocupam muito espaço.
O Your Cleaner é um programa bastante indicado para ajudar a livrar dos referidos arquivos, pois ele é leve e rápido. Com ele poderá apagar arquivos temporários, inutilizados e/ou desnecessários, tanto do seu computador, quanto do navegador.
Aqui fica um site completamente seguro para se fazer o download : http://www.brothersoft.com/your-cleaner-226983.html
terça-feira, 28 de abril de 2009
Robots Emocionais
Geralmente quando pensamos em inteligência artificial, ocorre-nos a ideia de robots frios e automatizados; contudo ao longo da última década a inve
stigação tem-se centrado no desenvolvimento de robots capazes de reagir emoções, procurando recrear caracteísticas humanas em robots e colocar expressividade e sentimentos em máquinas cada vez mais humanizadas no que respeita à forma, tamanho e sensações.
A investigação e a ciência caminham para o desenvolvimento de robots emocionais que, mais do que ajudar o ser humano nas tarefas do seu dia-a-dia, pretendem tornar-se companheiros, amigos, atenuantes de uma solidão cada vez mais presente na sociedade actual.
O Projecto Europeu RobotCub - Robotic Open-architecture Technology for Cognition, Understanding and Behaviour, cujos objectivos se centram na construção de uma plataforma robótica “open-source” que poderá ser usada pela comunidade científica no âmbito do desenvolvimento de sistemas cognitivos humanóides, encontra parceiros em Portugal, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, cujos investigadores estão encarregues de desenvolver a cabeça de um robot humanóide que se pretende que tenha capacidades cognitivas e que consiga aprender como uma criança. Este robot está a ser desenvolvido em vários laboratórios europeus, juntando também neurologistas, psicólogos e especialistas em desenvolvimento infantil. Depois de estar concluído, este robot deverá ter habilidades inatas, como ver, gatinhar ou manusear objectos; o robot terá a capacidade de desenvolver e aperfeiçoar essas habilidades, aprendendo por imitação.
O Projecto Aurora tem por objectivo estudar como os robots podem ser utilizados como um “brinquedo” com fins médicos/terapêuticos/educacionais na interacção com crianças autistas. Pretende-se colocar crianças autistas num ambiente com interacções coordenadas e sincronizadas, com o intuito de desenvolver as suas capacidades de comunicação e interacção e habilidades sociais.
Dos conhecimentos saídos do RobotCub e do Projecto Aurora, nasceu a tecnologia para fazer o robot Kasper – Kinesics And Synchronisation in Personal Assistant Robotics, desenvolvido pelo Adaptive Systems Research Group, que estuda o uso de gestos, expressões e imitações aplicadas em robots para que estes possam ser utilizados em jogos de interacção.Actualmente, este tipo de robots e de tecnologia está a ser utilizado no Projecto IROMEC - Interactive RObotic social MEdiators as Companions. O IROMEC tem como alvo criar estratégias de ajuda para crianças cujas aptidões cognitivas ou físicas comprometem a sua capacidade de brincar, conduzindo a dificuldades de aprendizagem e ao isolamento social. O objectivo é descobrir como os robots podem proporcionar oportunidades de aprendizagem e interacção social; o sistema robótico em desenvolvimento pretende actuar como um mediador social, favorecendo a descoberta de interacções sociais e cooperativas, auxiliando a que crianças autistas abandonem o jogo/brincar solitário e adoptem o jogo/brincar social.
Outro projecto europeu a decorrer é o Projecto LIREC - LIving with Robots and intEractive Companions, cujo objectivo assenta na elaboração de uma teoria
acerca da relação a longo prazo com companheiros artificiais (robots, companheiros virtuais), estudando-se factores como a memória, as emoções, a cognição, a comunicação, a aprendizagem, o corpo, etc. A CNOTINFOR actua como parceira neste projecto de grande magnitude, nomeadamente no desenvolvimento de experiências em escolas, onde as crianças irão estabelecer relações com robots e com companheiros virtuais, no sentido de avaliar o impacto que estes poderão ter na aprendizagem quando dotados de inteligência social.
Apresentamos também o Heart Robot - um pequeno robot fantoche, com um tamanho e uma textura pensados para interagir de maneira emocional com os seres humanos, apresentando características robóticas programadas para reagir perante sons, tacto e movimentos.
O nome Heart Robot provém de um pequeno coração vermelho no peito, que podemos sentir a bater a diferentes ritmos. A inovação deste robot está na capacidade de reconhecimento da forma como é tratado, reagindo em consequência desse reconhecimento que faz, demonstrando sentimentos e emoções. Assim, se for bem tratado, o seu coração bate mais lentamente, a sua respiração e os seus músculos relaxam e os olhos semicerram-se; pelo contrário, se é agitado violentamente ou se lhe gritam, o Heart Robot começará a respirar mais rápido, os seus membros ficam tensos e os olhos muito abertos.
Falamos ainda do Nexi MDS, o último robot emocional desenvolvido pelo Personal Robots Group, do MIT Lab, que têm em desenvolvimento um grupo de 4 pequenos robots humanóides móveis, com capacidades de mobilidade, destreza
, comunicação e interacção.
Deixamos aqui apenas alguns exemplos de investigações e produtos que, na área da robótica emocional, estão em desenvolvimento pelo mundo fora, e como cada um deles pode despoletar diferentes tipos de emoções no ser humano.
Inteligência, corpo e interacção são algumas das características que um robot deverá deter quando inserido no dia-a-dia do ser humano. Futuramente, estes robots estarão connosco para nos ajudar nas nossas tarefas, melhorar o nosso desempenho e fazer-nos companhia.
stigação tem-se centrado no desenvolvimento de robots capazes de reagir emoções, procurando recrear caracteísticas humanas em robots e colocar expressividade e sentimentos em máquinas cada vez mais humanizadas no que respeita à forma, tamanho e sensações.A investigação e a ciência caminham para o desenvolvimento de robots emocionais que, mais do que ajudar o ser humano nas tarefas do seu dia-a-dia, pretendem tornar-se companheiros, amigos, atenuantes de uma solidão cada vez mais presente na sociedade actual.
O Projecto Europeu RobotCub - Robotic Open-architecture Technology for Cognition, Understanding and Behaviour, cujos objectivos se centram na construção de uma plataforma robótica “open-source” que poderá ser usada pela comunidade científica no âmbito do desenvolvimento de sistemas cognitivos humanóides, encontra parceiros em Portugal, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, cujos investigadores estão encarregues de desenvolver a cabeça de um robot humanóide que se pretende que tenha capacidades cognitivas e que consiga aprender como uma criança. Este robot está a ser desenvolvido em vários laboratórios europeus, juntando também neurologistas, psicólogos e especialistas em desenvolvimento infantil. Depois de estar concluído, este robot deverá ter habilidades inatas, como ver, gatinhar ou manusear objectos; o robot terá a capacidade de desenvolver e aperfeiçoar essas habilidades, aprendendo por imitação.
O Projecto Aurora tem por objectivo estudar como os robots podem ser utilizados como um “brinquedo” com fins médicos/terapêuticos/educacionais na interacção com crianças autistas. Pretende-se colocar crianças autistas num ambiente com interacções coordenadas e sincronizadas, com o intuito de desenvolver as suas capacidades de comunicação e interacção e habilidades sociais.Dos conhecimentos saídos do RobotCub e do Projecto Aurora, nasceu a tecnologia para fazer o robot Kasper – Kinesics And Synchronisation in Personal Assistant Robotics, desenvolvido pelo Adaptive Systems Research Group, que estuda o uso de gestos, expressões e imitações aplicadas em robots para que estes possam ser utilizados em jogos de interacção.Actualmente, este tipo de robots e de tecnologia está a ser utilizado no Projecto IROMEC - Interactive RObotic social MEdiators as Companions. O IROMEC tem como alvo criar estratégias de ajuda para crianças cujas aptidões cognitivas ou físicas comprometem a sua capacidade de brincar, conduzindo a dificuldades de aprendizagem e ao isolamento social. O objectivo é descobrir como os robots podem proporcionar oportunidades de aprendizagem e interacção social; o sistema robótico em desenvolvimento pretende actuar como um mediador social, favorecendo a descoberta de interacções sociais e cooperativas, auxiliando a que crianças autistas abandonem o jogo/brincar solitário e adoptem o jogo/brincar social.
Outro projecto europeu a decorrer é o Projecto LIREC - LIving with Robots and intEractive Companions, cujo objectivo assenta na elaboração de uma teoria
acerca da relação a longo prazo com companheiros artificiais (robots, companheiros virtuais), estudando-se factores como a memória, as emoções, a cognição, a comunicação, a aprendizagem, o corpo, etc. A CNOTINFOR actua como parceira neste projecto de grande magnitude, nomeadamente no desenvolvimento de experiências em escolas, onde as crianças irão estabelecer relações com robots e com companheiros virtuais, no sentido de avaliar o impacto que estes poderão ter na aprendizagem quando dotados de inteligência social.Apresentamos também o Heart Robot - um pequeno robot fantoche, com um tamanho e uma textura pensados para interagir de maneira emocional com os seres humanos, apresentando características robóticas programadas para reagir perante sons, tacto e movimentos.
O nome Heart Robot provém de um pequeno coração vermelho no peito, que podemos sentir a bater a diferentes ritmos. A inovação deste robot está na capacidade de reconhecimento da forma como é tratado, reagindo em consequência desse reconhecimento que faz, demonstrando sentimentos e emoções. Assim, se for bem tratado, o seu coração bate mais lentamente, a sua respiração e os seus músculos relaxam e os olhos semicerram-se; pelo contrário, se é agitado violentamente ou se lhe gritam, o Heart Robot começará a respirar mais rápido, os seus membros ficam tensos e os olhos muito abertos.
Falamos ainda do Nexi MDS, o último robot emocional desenvolvido pelo Personal Robots Group, do MIT Lab, que têm em desenvolvimento um grupo de 4 pequenos robots humanóides móveis, com capacidades de mobilidade, destreza
, comunicação e interacção.Deixamos aqui apenas alguns exemplos de investigações e produtos que, na área da robótica emocional, estão em desenvolvimento pelo mundo fora, e como cada um deles pode despoletar diferentes tipos de emoções no ser humano.
Inteligência, corpo e interacção são algumas das características que um robot deverá deter quando inserido no dia-a-dia do ser humano. Futuramente, estes robots estarão connosco para nos ajudar nas nossas tarefas, melhorar o nosso desempenho e fazer-nos companhia.
Encontramos também um video que ilustra bem estes espectaculares robots.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
O dia-a-dia e a tecnologia
A tecnologia é utilizada no mais básico objecto utilizado no dia-a-dia. Encontramos um video que ilustra bem este facto, sendo que sem ela, neste momento, a humanidade seria um fracasso.
Definição e tipos de tecnologia
Definição:


Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolverem problemas;
As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitarem a solução dos mesmos;
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufactura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Na economia, a tecnologia é o estado actual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolverem problemas;
As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitarem a solução dos mesmos;
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufactura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
Na economia, a tecnologia é o estado actual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
Tipos:
>Ciências aplicadas
>Arte e linguagem
>Tecnologia da informação
>Tecnologia militar e tecnologia de defesa
>Tecnologia doméstica ou residencial
>Engenharia
>Tecnologia da madeira
>Tecnologia medicinal
>Tecnologia do comércio
>Tecnologia digital
>Tecnologia educacional
>Arte e linguagem
>Tecnologia da informação
>Tecnologia militar e tecnologia de defesa
>Tecnologia doméstica ou residencial
>Engenharia
>Tecnologia da madeira
>Tecnologia medicinal
>Tecnologia do comércio
>Tecnologia digital
>Tecnologia educacional
sábado, 18 de abril de 2009
Bem vindos ao Technology Hour..
Este projecto é alojado à disciplina de Area de Projecto do 8ºE
Membros do Grupo:
Catarina Mendes nº 1
Joana Frade nº 14
Patricia Tomás nº 21
Rita Lopes nº 25
Ayo Technology_ 50 Cent - Ayo Technology_ 50 Cent
Este projecto é alojado à disciplina de Area de Projecto do 8ºE
Membros do Grupo:
Catarina Mendes nº 1
Joana Frade nº 14
Patricia Tomás nº 21
Rita Lopes nº 25
Ayo Technology_ 50 Cent - Ayo Technology_ 50 Cent
Subscrever:
Comentários (Atom)